Saiba como criar um jabuti
Esse pet é tranquilo e se adapta fácil ao ambiente
Esse pet é tranquilo e se adapta fácil ao ambiente
O jabuti é ideal para quem busca um pet tranquilo, que se adapta fácil ao ambiente e que demande poucos cuidados. Mas, por mais que sejam mais fáceis de cuidar, é importante saber o que fazer garantir o bem-estar do animal.
O jabuti é um animal silvestre e precisa de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para criação em ambiente doméstico.
Conforme orientação da Petz, outro ponto importante para levar em consideração é o espaço em que o animal ficará. Se for em casa ou apartamento, o ideal é garantir que tenha quintal ou ambiente externo para que ele possa circular.
Caso deseja criar um habitat para o jabuti, é possível montar um terrário com lâmpada UVB, aquecedor de cerâmica, substrato e toca, simulando o ambiente natural dele.
Os jabutis são onívoros. Portanto, em sua dieta, 85% dos alimentos devem ser verduras e vegetais, 10% frutas e 5% proteína animal, como carne moída crua, ovos cozidos e com casca, e insetos.
A alimentação do pet deve ser rica em cálcio para manter a estrutura óssea resistente. Além disso, lembre-se de deixar à disposição do pet água fresca diariamente.
Essa espécie não costuma dar muito trabalho na hora da limpeza e nem precisa tomar banho diariamente. Mas caso note que ele está sujo, basta limpá-lo com um pano úmido ou, se preferir, dar um banho com água morna. Mas só em dias muito quentes.
Os jabutis necessitam de calor e sol, portanto, garanta que ele fique pelo menos uma hora tomando sol. Se não for possível, instale uma lâmpada de UVB no terrário.
Conteúdos por Caroline Gomes
Caroline Gomes possui 809 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies 🍪 para oferecer uma melhor experiência de navegação e leitura. Você pode revisar e ajustar suas preferências a qualquer momento acessando nossa política de privacidade.