Sua chinchila está doente? Três sinais para ficar atento
As chinchilas, animal exótico extremamente fofo e simpático, não demandam muitos cuidados, como passeios diários. No entanto, assim como todos os pets, esse roedor também pode ficar doente. Por isso, é fundamental que o tutor esteja atento aos sinais de que pode haver algo errado com o bichinho.
Como um bom tutor que presa pelos cuidados do pet, é essencial prestar atenção nas fezes do animal quando for higienizar a gaiola. Diarreias podem ser um sinal de doença no trato digestivo, alimentação inadequada ou uma enfermidade infecciosa. Também podem ser identificadas mudança na cor e na firmeza dos excrementos.
Outro principal sintoma é a mudança na pelagem da chinchila. Quando esse pet é alimentado com dietas muito proteicas, o pelo tende a ficar fraco e ondulado, enfermidade conhecida como “síndrome do pelame de algodão”.
Esse aumento na região abdominal pode ser causado por torções intestinais, casos crônicos de constipação ou de gastroenterite. O veterinário poderá diagnosticar por radiografias. O animal, na tentativa de aliviar a dor na barriga, pode ficar debruçado ou se manter mais “esticado”.
E lembre-se: se notar qualquer mudança, seja físico ou comportamental, na sua chinchila, procure ajuda de um médico veterinário especializado na espécie.
Conteúdos por Caroline Gomes
Caroline Gomes possui 809 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies 🍪 para oferecer uma melhor experiência de navegação e leitura. Você pode revisar e ajustar suas preferências a qualquer momento acessando nossa política de privacidade.